
Como consegui 450k de visualizações em menos de 10 dias num post no LinkedIn
O meu post no LinkedIn – 10 erros de português que acabam com a sua credibilidade – ultrapassou ontem as
450 000 visualizações.
Listo alguns números, não para me exibir, mas porque são realmente impressionantes (e inspiradores!):
- Mais de 450 000 visualizações em menos de 10 dias,
- Mais de 4000 likes,
- Mais de 200 comentários,
- Mais de 400 pedidos de ligação no seguimento do post,
- 500 novos seguidores no meu perfil LinkedIn,
- Mais de 500 novos likes na minha página de Facebook,
- Mais de 15 000 pessoas impactadas no Facebook.
Tudo isto apenas com recurso a palavras e sem gastar um cêntimo.
Como consegui estes resultados?
Partilho oito dicas que poderão ajudá-lo a criar também bons conteúdos para o LinkedIn, bem como para outras redes sociais ou para o blog da sua empresa.
Procure temas interessantes na sua área
O tema que escolhi interessa à maioria das pessoas, afinal todos queremos escrever corretamente. Contudo, não deixa de estar intimamente ligado à criação de conteúdos, área em que desenvolvo a minha atividade profissional. Use a mesma tática para os seus posts: procure temas relacionados com a área em que trabalha ou com o setor de atuação da sua empresa, mas que possam interessar a um grupo alargado de pessoas.
Escolha um ângulo diferente para o seu post
Esta é uma técnica do jornalismo que aplico em praticamente todos os textos que escrevo. A maioria dos temas já foi abordado muitas vezes antes de decidirmos escrever sobre eles. Se nos limitarmos a seguir o que lemos, dificilmente escreveremos algo novo ou interessante. Analise o que já foi escrito e procure uma perspetiva diferente para o seu texto.
No caso do tema do meu post, basta uma pesquisa rápida no Google para encontrar diversos sites, posts e infográficos sobre erros de português e como contorná-los. Por isso, decidi escrever apenas sobre os erros mais comuns em contexto empresarial. É o meu ângulo, o que faz sentido para a minha área de trabalho e o que torna o meu texto único.
Escreva um título persuasivo
No título do post, recorro a algumas das técnicas de web copywriting que ensino aos meus alunos, nomeadamente:
- Colocar o leitor no centro da ação – perante este título, quero saber quais são os erros que acabam com a MINHA credibilidade. Teria menos força escrever: “10 erros de português que acabam com a credibilidade dos empresários”;
- Usar números – Os números indicam ao leitor que o post está escrito por pontos e que não será muito complexo de ler e interpretar;
- Usar verbos fortes – Acabar é uma palavra bastante forte. Se optasse por prejudicar, por exemplo, o impacto seria menor.
Escolha uma boa imagem para ilustrar o seu post no LinkedIn
Acredito que a imagem que escolhi foi muito importante para os resultados do post. Além de apelativa, conta uma história em conjunto com o título. Que erros são esses que me obrigam a esconder a cara? Que erros são esses que não quero ver? É uma imagem de banco de imagem, mas procurei fugir do que seria óbvio para ilustrar um texto deste género.
Sugestões: seja criativo na escolha de imagens, procurando imagens que acrescentem alguma informação ou emoção ao texto. Se recorrer a um banco de imagens, evite as mais vistas.
Escreva de forma simples, mas interessante
Com cerca de 4.200 carateres, o meu post é um texto longo para ler num ecrã. Tornei-o mais acessível escrevendo por pontos, dando exemplos e dicas de ação.
Outras ideias que pode seguir:
- Não escreva parágrafos ou frases muito longas. Procure escrever uma ideia por frase.
- Separe os parágrafos com uma linha para facilitar a leitura.
- Dê exemplos. Os exemplos ajudam-nos a entender a informação que é apresentada.
Trabalhe a difusão do seu texto
Escrever é apenas o primeiro passo. Depois, é fundamental investir na divulgação dos seus conteúdos. Neste caso fiz o seguinte:
- Divulguei o post nas minhas redes de contactos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter,
- Divulguei o post em três grupos de LinkedIn em que o texto fazia sentido,
- Divulguei o post em dois grupos de Facebook cujos membros poderiam beneficiar do conteúdo.
Em todas as partilhas procurei adequar o copy ao público ou grupo que estava a procurar atingir.
Além disto, poderá ainda:
- Partilhar o conteúdo com os subscritores da sua newsletter,
- Partilhá-lo junto de alguns influenciadores a quem o tema possa interessar.
Para mais ideias sobre como divulgar os seus conteúdos no LinkedIn, recomendo-lhe este post.
Coloque pelo menos um call-to-action no final do seu texto
O meu texto tem dois calls-to-action no final: um link para o meu site e outro para a minha página de Facebook. Por causa deles, o site triplicou as visitas diárias e a página de Facebook continua a crescer em todos os indicadores. A minha sugestão: dê sempre ao leitor a possibilidade de continuar consigo, referindo o seu site, a sua newsletter ou outros posts que tenha escrito.
Dê feedback
Apesar de o número de comentários, mensagens e pedidos de contacto ser significativo, tenho tentado responder a cada um individualmente. No meu caso, mantive um comportamento que já tinha, mas caso não tenha o hábito de responder, recomendo que o faça. Todos merecem uma resposta, mesmo quando o feedback é negativo, o que é inevitável quando um post atinge resultados significativos.
Quer apostar em marketing de conteúdos? Posso ajudá-lo a definir estratégias que levam a sua marca ou empresa mais longe. Contacte-me para mais informações.
Pingback:Querer Além
09.06.2020 at 12:46[…] Como consegui 450k de visualizações em menos de 10 dias num post no linkedin. […]