Bancos de imagens gratuitos: 72 sites com imagens grátis - Elsa Fernandes
Procura imagens gratuitas para ilustrar artigos de um blogue ou posts nas redes sociais? Esta lista de 72 bancos de imagens gratuitos é para si.
bancos de imagens
20866
post-template-default,single,single-post,postid-20866,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive
Bancos de imagens gratuitos

Bancos de imagens gratuitos: 72 sites com imagens grátis

Uma das dúvidas mais comuns entre quem produz conteúdos é onde encontrar boas imagens gratuitas para ilustrar artigos num blogue ou posts nas redes sociais. O ideal seria usar imagens originais para criar este tipo de conteúdos. No entanto, nem sempre é possível fazê-lo, seja por falta de tempo, de orçamento ou de conhecimentos para fazer boas fotografias. Por isso, desde que faça sentido usar fotos de terceiros (neste post explico porque não recomendo que o faça na página ‘sobre nós’ do seu site), os bancos de imagens são uma excelente ajuda.

 

Felizmente, hoje não faltam opções de bancos de imagens gratuitos. A prová-lo, fica uma lista com 72 sites onde encontra fotografias grátis. Tal como eu, provavelmente já tem parte destes endereços nos seus favoritos, mas acredito que encontrará também boas alternativas para diversificar a sua escolha e o ajudar a fugir das imagens mais óbvias.

 

Lembre-se que deve procurar fotografias disponíveis para uso comercial e respeitar sempre as indicações dos autores relativamente à atribuição dos créditos das imagens.

 

Os sites marcados com um asterisco são os meus preferidos e a que recorro praticamente todos os dias.

Procura imagens gratuitas para ilustrar artigos de um blogue ou posts nas redes sociais? Esta lista de 72 bancos de imagens gratuitos é para si. Click To Tweet

 

1. 500px

O 500px disponibiliza imagens pagas e gratuitas e, entre estas, existem vários tipos de licença. Verifique sempre os direitos associados a cada imagem.

 

2. 55mm

Este banco de imagens tem uma pequena galeria, mas com fotos interessantes. Todas as imagens são livres de direitos.

 

3. Albumarium

Disponibiliza fotos para uso pessoal e comercial organizadas em álbuns temáticos. Verifique os direitos associados a cada imagem antes de a utilizar.

 

4. Bara Art

Neste blogue encontra boas fotografias de vários temas que podem ser usadas a título pessoal e comercial. Não existe pesquisa, mas as imagens estão organizadas por categorias.

 

5. Barn Images

O Barn Images foi criado por dois fotógrafos da Letónia, que definem a sua coleção como um desafio ao tipo de fotografia que é comum nos bancos de imagens.

 

6. Bucketlistly Photos

Este banco de imagens reúne mais de 5000 fotografias de viagem organizadas por destino. As imagens podem ser usadas gratuitamente apenas a título pessoal e desde que exista referência ao autor.

 

7. Burst by Shopify 

Neste site encontra uma coleção de fotografias selecionadas pela plataforma de ecommerce Shopify. Como já existiu um trabalho prévio de curadoria é uma boa opção se não tiver muito tempo para procurar imagens. Todas as imagens podem ser usadas gratuitamente.

 

8. Cupcake

Pequena coleção de imagens do fotógrafo Jonas Nilsson Lee, completamente livres de direitos.

 

9. Daily Photo Blog

Tal como o nome indica, este blogue disponibiliza uma foto nova todos os dias. As imagens só podem ser usadas em projetos pessoais e com referência ao autor.

 

10. Designers Pics

A seleção de imagens não é muito alargada, mas são todas livres de direitos.

 

Bancos de imagens gratuitos

Foto: Burst by Shopify

Bancos de imagens para foodies? 16, 17 e 18

 

11. Dreamstime

Além de disponibilizar milhares de fotografias royalty free, o Dreamstime oferece também mais de 5000 fotografias gratuitas. O registo no site não é obrigatório, mas oferece acesso a materiais extra.

 

12. Epicantus

A UX designer Daria tinha muita dificuldade em encontrar boas imagens para as suas landing pages e protótipos, pelo que decidiu começar a fazer as suas próprias fotografias, que disponibiliza gratuitamente para uso de outros profissionais.

 

13. FancyCrave

Neste banco de imagens não existe pesquisa e as fotos estão disponíveis em packs temáticos, sendo necessário fazer download de cada pack para ver todas as fotos incluídas. Mesmo assim vale a pena a visita porque existem boas fotos. Todas as imagens podem ser usadas para fins comerciais.

 

14. FindaPhoto

O FindaPhoto é um motor de pesquisa de imagens especializado em pesquisa por cores. Basta inserir o código RGB da cor pretendida para ter acesso a uma seleção de imagens contendo essa cor. A maioria das imagens é de domínio público, mas confirme a licença disponível em cada foto.

 

15. Flickr

É um dos maiores bancos de imagens disponível online. Como é alimentado pelos próprios utilizadores do site encontra boas fotos, mas também não tão boas. Como nem todas as fotos têm o mesmo tipo de licenciamento, verifique sempre a licença associada à imagem que pretende usar.

 

16. Focus Fitness

O Focus Fitness é especializado em fotografias relacionadas com exercício físico, perda de peso e alimentação saudável. Todas a imagens são livres de direitos.

 

17. Foodie Factor

Um banco de imagens a pensar nos foodies. As imagens podem ser usadas em projetos pessoais e comerciais.

 

18. Foodies Feed 

Com um acervo de quase 1000 imagens, o Foodies Feed é ideal para quem precisa de boas fotos de comida. As imagens são totalmente gratuitas.

 

19. Foodshot

Mais um site recheado de imagens “apetitosas” e de livre utilização, mesmo para fins comerciais.

 

20. Foter

O Foter tem mais de 220 milhões de fotografias, o que faz dele um dos bancos de imagens mais completos. As imagens provêm de diversas fontes e têm diferentes licenças associadas, mas é fácil verificar os termos de uso no detalhe de cada foto. A plataforma disponibiliza ainda um plugin para WordPress para facilitar a pesquisa e inserção de imagens em sites e blogues.

 

Bancos de imagens gratuitos

Foto: Foodies Feed

Mais de meio milhão de fotografias gratuitas num só site? 26

 

21. Free Digital Photos

No Free Digital Photos encontra o tipo de fotografia que é comum nos bancos de imagens mais tradicionais. Para usar gratuitamente as fotos é necessário fazer referência ao site e ao autor. Tenha também em atenção que a versão gratuita das fotos é bastante pequena.

 

22. Free For Comercial Use

Tal como o nome indica, as mais de 1000 fotos disponíveis neste site são de uso livre. Poderá, no entanto, creditar o autor e ajudar o projeto a crescer.

 

23. Free Images

O Free Images disponibiliza milhares de fotografias gratuitas, mas também pagas. O site exige registo prévio (gratuito) para download de imagens.

 

24. Free JPG

Neste site encontra uma seleção de fotografias bastante originais, a maioria de domínio público que pode usar livremente. Além da pesquisa simples, pode pesquisar também por cor.

 

25. Free Nature Stock

Um banco de imagens de fotografias de natureza atualizado diariamente. Todas as imagens são livres de direitos.

 

26. Free Pik

O Free Pik disponibiliza mais de meio milhão de fotografias gratuitas. Existe uma opção de conta premium, que dá acesso a mais recursos e elimina a obrigatoriedade de referir o autor da imagem.

 

27. Freerange Stock

O Freerange Stock disponibiliza milhares de fotos livres de direitos. O registo no site é obrigatório.

 

28. Freely Photos

O Freely Photos é um agregador de fotografias relacionadas com a religião cristã, embora muitas delas possam ser associadas a outras temáticas. Todas as imagens estão disponíveis para uso pessoal e comercial.

 

29. Good Free Photos

As cerca de 20 000 fotos de domínio público disponíveis no Good Free Photos são maioritariamente fotografias de viagem e estão organizadas por país, cidade e ponto de interesse, o que pode ser útil para sites ou blogues de viagens.

 

30. Good Stock Photos

Este site foi criado por um designer que, cansado de não ter acesso a boas fotos para usar nos seus projetos, decidiu ele próprio começar a fotografar e disponibiliza agora as suas imagens gratuitamente a outros profissionais.

 

Bancos de imagens gratuitos

Foto: Free JPG

Precisa de uma imagem forte e irreverente? 31

 

31. Gratisography

Aqui encontra as fotografias bem-humoradas e até um pouco disruptivas do fotógrafo Ryan McGuire. É um excelente recurso se pretender uma imagem que acrescente valor à história que está a contar e não seja meramente ilustrativa. A referência ao autor não é obrigatória, mas é uma das formas de suportar o projeto.

 

32. Hubspot

A Hubspot, plataforma de inbound marketing, disponibiliza um pacote de 250 fotografias relacionadas com o Natal em troca de um registo (gratuito) na plataforma.

 

33. Iso Republic 

Dos mesmos autores do Foodie Factor (veja o número 17), o Iso Republic disponibiliza cerca de 3000 fotos de alta qualidade. Todas a imagens são livres de direitos.

 

34. Jay Mantry

A coleção é pequena, mas as imagens do fotógrafo Jay Mantry são excelentes. O uso é gratuito sem obrigatoriedade de referência ao autor.

 

35. Jeshoots

O Jeshoots é mais um site de um criativo que decidiu disponibilizar as suas imagens para uso, de forma livre, por outros profissionais. A coleção não é muito extensa, mas há boas imagens.

 

36. Kaboompics 

Um site com excelente design e boas fotografias. As imagens podem ser usadas gratuitamente para todos os fins, exceto redistribuição.

 

37. Libreshot  

Todas as imagens disponíveis no site são de domínio público, pelo que podem ser usadas livremente.

 

38. Life of Pix

O Life of Pix é mantido pela agência canadiana Leeroy e acolhe o trabalho de uma rede alargada de fotógrafos. Todas as imagens podem ser usadas a título pessoal e comercial sem restrições.

 

39. Little Visuals

Apesar de o site ter deixado de ser atualizado devido ao falecimento do seu criador, vale a pena consultar o arquivo disponível.

 

40. Magdeleine 

Este site faz curadoria de imagens, pelo que encontrará aqui essencialmente fotografias recolhidas noutros bancos de imagens. Merece, mesmo assim, uma referência pelo bom gosto da seleção e facilidade de pesquisa. Nem todas as imagens são de domínio público, mas é fácil verificar a licença associada a cada imagem.

 

Bancos de imagens gratuitos

Foto: ISO Republic

Bancos de imagens com fotografias vintage? 46, 53 e 70

 

41. MMT

Neste site, o fotógrafo Jeffrey Betts partilha as suas próprias fotografias, que podem ser usadas para fins comerciais.

 

42. Morguefile

É um dos mais antigos bancos de imagens disponíveis. Todas as fotografias são de criativos que distribuem o seu próprio trabalho e, na maioria dos casos, não é necessário referir a fonte ou o autor das imagens.

 

43. Moveast

Fotografias de viagem do português João Pacheco. Todas as fotos são de livre utilização.

 

44. Nappy

O Nappy é um banco de imagens focado em pessoas negras. O objetivo dos criadores é trazer alguma diversidade às imagens que encontramos geralmente em bancos de imagens.

 

45. Negative Space

Criado para oferecer a fotógrafos de todo o mundo uma plataforma de divulgação do seu trabalho, acabou por se tornar num banco de imagens com muita qualidade. Todas as imagens podem ser usadas livremente.

 

46. New Old Stock

Aqui encontra fotografias vintage recolhidas nos arquivos públicos, incluindo várias de Portugal. Todas as imagens podem ser usadas gratuitamente para fins pessoais. Caso pretenda usá-las para fins comerciais informe-se primeiro da licença associada.

 

47. Pexels 

O Pexels é um site de curadoria de imagens de várias fontes. Todas as semanas são adicionadas novas fotografias e todas são de livre utililização.

 

48. Picjumbo 

O Picjumbo dispõe de uma seleção gigante de imagens, pelo que é difícil que não encontre uma que lhe agrade.

 

49. Picography 

Embora o sistema de pesquisa não seja o melhor, vale a pena visita pela qualidade das imagens. Todas de livre utilização.

 

50. Pickup Image

O Pickup Image oferece milhares de imagens de domínio público sobre os mais variados temas. Para poder fazer download das imagens o registo no site é obrigatório.

 

Bancos de imagens gratuitos

Foto: Pexels

Bancos de imagens para começar a sua pesquisa? 52 e 55

 

51. Pikwizard

O Pikwizard disponibiliza mais de 60 000 imagens que podem ser usadas em projetos pessoais e comerciais.

 

52. Pixabay 

O Pixabay é passagem quase obrigatória quando se procuram imagens online. A maioria das imagens não exige que mencione o autor, mas confirme sempre nos detalhes de cada foto.

 

53. Public Domain Archive 

O Public Domain Archive disponibiliza imagens de domínio público modernas e vintage. O site recebe novas fotos todas as semanas.

 

54. Realistic Shots

Este site oferece sete novas fotos todas as semanas, sempre livres para utilização pessoal e comercial. Encontra fotos muito originais e com boa qualidade.

 

55. Refe 

Este site promete fotos naturais que retratam a vida real. E cumpre. Grande parte das imagens é gratuita, mas existem também algumas pagas.

 

56. RGB Stock 

O RGB Stock tem mais de 100 000 fotografias que poderá usar para fins comerciais, exceto redistribuição. Para fazer download de imagens é necessário registo no site.

 

57. Shot Stash 

Este site tem excelentes fotos com um toque moderno e boa qualidade. Encontra boas opções para criar banners em que pretende colocar texto sobre a imagem.

 

58. Shutteroo

Neste site encontra fotografias da designer Klaye Morrison. As imagens podem ser usadas para fins comerciais e se subscrever a newsletter tem acesso a fotografias esclusivas.

 

59. Skitterphoto

Todas as fotos deste banco de imagens são de dois fotógrafos holandeses, que as disponibilizam gratuitamente para uso pessoal e comercial.

 

60. Snapwire Snaps

Este site segue o mesmo modelo de outros bancos de imagens e disponibiliza sete novas fotografias todas as semanas. Todas as imagens são de domínio público.

 

Bancos de imagens gratuitos

Foto: Shot Stash

 

O banco de imagens non-stock mais conhecido? 69

 

61. Splashbase 

Este site é uma plataforma de pesquisa em bancos de imagens e agrega fotografias do unsplash, Little Visuals, Life of Pix, Refe, entre outros. É uma excelente referência para poupar tempo de pesquisa. Como as imagens provêm de várias fontes, confirme a licença associada a cada uma.

 

62. Splitshire

O Splitshire é um pequeno banco de imagens criado também por um fotógrafo. Há boas fotos que podem ser usadas livremente, exceto para redistribuição.

 

63. Startup Stock Photos

O Startup Stock Photos agrega fotos relacionadas com o universo das startups. O site está organizado sob a forma de blogue e é preciso ir navegando pelas várias páginas para ver as imagens.

 

64. StockSnap

Neste site vai encontrar uma grande oferta de fotografias livres de direitos. Tenha em atenção que as duas primeiras linhas de resultados de pequisa são publicidade.

 

65. StockVault

O StockVault disponibiliza mais de 50 000 fotografias, texturas e ilustrações que pode usar a título pessoal e comercial.

 

66. StokPic 

As fotografias do StokPic são vibrantes e excelente para conteúdos de lifestyle. Além disso, podem ser usadas para praticamente todos os fins, exceto redistribuição.

 

67. Styled Stock

O Styled Stock é um pouco diferente dos restantes bancos de imagens porque as fotografias que disponibiliza são pensadas, sobretudo, para projetos em que se pretenda um toque mais feminino. Há fotografias interessantes para criar banners em que necessite de colocar texto sobre a imagem.

 

68. Travel Coffee Book

O Travel Coffee Book não tem pesquisa, mas apetece ficar a fazer scroll para ver todas as fotos fantásticas que disponibiliza. As imagens podem ser usadas para qualquer fim.

 

69. Unsplash 

É um dos mais conhecidos bancos de imagens de fotos non-stock e está na lista de favoritos de muitos marketers. Se subscrever a newsletter receberá 10 novas fotos a cada 10 dias no seu endereço de email.

 

70. Viintage 

Este site é especializado em cartazes e posters vintage, que podem ser usados para qualquer fim. A versão premium dá acesso aos materiais em alta resolução.

 

71. Visual Hunt

O Visual Hunt cai na categoria de agregador de fotografias de outros bancos de imagens, com a vantagem de o acervo ser muito alargado. As licenças são de vários tipos, pelo que convém verificar os usos permitidos antes de optar uma imagem.

 

72. Wikimedia Commons

O arquivo gráfico da Wikipédia é um endereço fundamental quando se pesquisam imagens online. É especialmente interessante se precisar de fotografias de países, cidades, acontecimentos ou personalidades. O conteúdo é de uso livre, mas podem existir restrições, indicadas em cada fotografia.  

 

Bancos imagens gratuitos

 

Gostou deste post? Partilhe.
Share on Facebook96Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Pin on Pinterest8
Elsa Fernandes
elsa@elsafernandes.com

Especializada em marketing de conteúdos, social media e web copywriting, ajudo marcas e empresas a atingir os seus objetivos de negócio através do planeamento, criação e distribuição de conteúdos que inspirem os seus públicos e os levem à ação.

Sem comentários