Blog - Elsa Fernandes
79
page-template,page-template-blog-large-image,page-template-blog-large-image-php,page,page-id-79,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive
 

Blog

Aqui encontra histórias e conhecimento sobre as minhas áreas de trabalho.
Como criar um bom dossier de imprensa

Como criar um bom dossier de imprensa

Criar e manter atualizado um bom dossier de imprensa, disponível no seu site ou pronto a enviar caso exista um pedido nesse sentido, é fundamental para qualquer empresa ou projeto que está a crescer. Captar a atenção da imprensa e de bloggers e conseguir que os seus produtos ou serviços sejam noticiados não é bom apenas para o ego. Contribui decisivamente para a notoriedade da sua marca, divulga-a de forma gratuita e pode ajudá-lo a vender mais.

 

O que se espera de um dossier de imprensa é que ofereça aos jornalistas e bloggers interessados em dedicar-lhe alguma atenção material e informação sobre o seu projeto ou empresa. Na fase inicial de um projeto funciona sobretudo como uma forma de o dar a conhecer; em projetos mais consolidados garante que os profissionais têm acesso a informação correta, atualizada e dentro dos prazos apertados que regem as publicações.

 

O que deve incluir no seu dossier de imprensa?

 

  • Texto de apresentação da empresa ou projeto (poderá usar o texto que preparou para a área Sobre Nós do seu site). O texto não deverá ter mais que uma página e deve ser simples e direto. Aposte num título forte e informativo. Guarde todos os documentos em formato word para facilitar o trabalho de edição.
  • Biografia do responsável ou responsáveis pelo projeto. O texto também deve ser breve, não ultrapassando a meia página.
  • Logotipo da empresa em diferentes formatos (.eps e .jpg são fundamentais).
  • Duas as três fotografias de produto / serviço com qualidade de impressão.
  • Fotografia do responsável ou responsáveis pelo projeto com qualidade de impressão.
  • Screenshots do seu site ou aplicação (fundamental se se tratar de uma loja online ou de uma aplicação).
  • Cópia ou listagem de artigos já publicados na imprensa.
  • Contacto para mais informações, incluindo um número de telemóvel.

 
Como criar um bom dossier de imprensa
 

Como usar o dossier de imprensa? 

 

O dossier de imprensa deve estar disponível para consulta no seu site (na área de imprensa ou de apresentação da empresa) e acompanhar sempre o envio de notas de imprensa de forma a fornecer informação de fundo sobre a empresa.

 

Se está a apresentar o seu projeto ou empresa ao mercado pela primeira vez ou a lançar novos produtos ou serviços é uma boa aposta considerar o envio de um dossier de imprensa pensado especialmente para a ocasião e que poderá incluir, por exemplo, amostras das novas linhas de produtos, catálogos, brochuras.

 

Para este tipo de ações tenha sempre em atenção a qualidade e originalidade dos materiais de suporte que escolhe. Quanto mais original for o seu dossier de imprensa, maiores são as hipóteses de captar a atenção do seu público. Se o dossier for enviado por correio ou entregue em mão, não se esqueça de lhe juntar uma pen com todos os conteúdos em formato eletrónico ou indicar o endereço onde se encontram disponíveis online.

 

Lembre-se que os meios de comunicação social e blogues só poderão dedicar-lhe atenção se tiverem informação sobre si. Trabalhar a sério no seu dossier de imprensa é o primeiro passo para se tornar a melhor fonte de informação sobre o seu trabalho.

Como conseguir 450 k de visualizações num post no LinkedIn

Como consegui 450k de visualizações em menos de 10 dias num post no LinkedIn

O meu post no LinkedIn – 10 erros de português que acabam com a sua credibilidade – ultrapassou ontem as
450 000 visualizações.

 

Listo alguns números, não para me exibir, mas porque são realmente impressionantes (e inspiradores!):

 

  • Mais de 450 000 visualizações em menos de 10 dias,
  • Mais de 4000 likes,
  • Mais de 200 comentários,
  • Mais de 400 pedidos de ligação no seguimento do post,
  • 500 novos seguidores no meu perfil LinkedIn,
  • Mais de 500 novos likes na minha página de Facebook,
  • Mais de 15 000 pessoas impactadas no Facebook.

 

Tudo isto apenas com recurso a palavras e sem gastar um cêntimo.

 

Como consegui estes resultados?

Read More

Feliz 2017!

Resoluções para 2017 (com template para planear o seu ano)

Já estamos em contagem decrescente para o 2017 e nestes momentos de viragem acabamos sempre por fazer balanços do que passou e assumir algumas resoluções, por vezes novas, outras só recicladas de anos anteriores. É importante fazermos também esta análise (crítica) ao nosso projeto ou negócio.

 

O meu método de análise passa por listar o que correu bem no ano que passou e que quero manter, anotando de seguida o que não correu tão bem e pode ser melhorado. A isto junto as novidades, novas áreas, produtos ou serviços que pretendo trabalhar.

 

Para que as resoluções não se tornem uma longa lista que acabo por não cumprir porque todos os passos me parecem demasiados grandes para começar, separo-as por meses, criando uma espécie de plano de ação para o novo ano.

Read More

O que escrever na página Sobre Nós do seu site ou blog

O que escrever na página Sobre Nós do seu site ou blog?

Todos os sites têm (e caso não tenham, deveriam ter) uma página sobre nós/quem somos ou sobre mim, caso se trata de um projeto individual. Esta página é fundamental para apresentar o projeto e as pessoas que o fazem e pode funcionar como uma excelente oportunidade para converter visitantes em clientes.

 

Dado que é uma das páginas mais importantes do seu site, vale a pena investir algum tempo a trabalhá-la, tanto a nível de conteúdo como de imagem. Se não sabe o que deve escrever ou gostava de reformular o texto que tem atualmente online, as próximas perguntas vão ajudá-lo a definir a sua mensagem.

 

Sugiro que escreva as respostas em papel ou num documento e as use como base para o seu texto.

 

Read More

10 erros de português que acabam com a sua credibilidade

A forma como escrevemos tem um impacto fundamental na nossa credibilidade. Receber um email ou um orçamento com erros leva-nos a questionar, mesmo que inconscientemente, a competência de quem está do outro lado. No caso das empresas, quando há erros no site ou nos posts partilhados nas redes sociais, é a credibilidade da empresa que está em causa.

 

Na minha rotina de trabalho a ler e escrever, há erros que vejo quase todos os dias. Listei-os para que não o apanhem a si também. Tome nota.

 

Read More