Trabalho com equipas de marketing e comunicação para criar textos que não se limitam a informar. Textos que ativam emoções e motivam quem lê a decidir e a agir.
O meu trabalho organiza-se em três áreas:
1. Pensar a escrita
Consultoria estratégica para definição de mensagem, narrativa de marca e tom de voz para que todos os textos falem a mesma língua.
2. Escrever
Copy para websites e newsletters e conteúdos para blogs, case studies e ebooks, entre outros.
3. Formar para levar a escrita mais longe
Formação para equipas que querem comunicar com mais critério e reflexão, sem fórmulas ou truques rápidos.
Como tudo começou
Desde que me recordo que gosto de compreender o porquê das coisas.
Porque crescemos? Porque é que o mar é salgado? Porque não falamos todos a mesma língua?
Estas eram algumas das perguntas para as quais procurava resposta no “Livro dos Porquês”, um grande livro de capa rosa forte com 500 perguntas e 1000 respostas às grandes dúvidas das crianças. Bem, pelo menos das crianças portuguesas dos anos 80.
O tempo passou, mas o meu interesse por fazer perguntas nunca desapareceu. Olhando para trás, acredito que foi por causa dos porquês que me tornei jornalista primeiro, e copywriter depois.
Por ter este gosto genuíno em compreender um tema e conseguir levá-lo aos outros.
Perguntadora, introvertida e fascinada pelas palavras, encontrei na escrita o meio ideal para comunicar e chegar às pessoas. Em tudo o que fiz ao longo da minha carreira, a escrita esteve sempre presente.
O que trago hoje para o meu trabalho
Trabalho como copywriter freelancer há mais 10 anos e escrevo sobretudo para clientes B2B nas áreas da indústria, tecnologia e serviços. Lá está, gosto de compreender o que é complexo e comunicá-lo de forma simples e próxima.
Acredito que o copy que tem impacto é escrito para as pessoas, independentemente da área de negócio. É simples, humano e direto. Tem emoção e voz própria.
É tudo isto que coloco nos meus textos e ensino nas minhas formações.
Licenciada em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Pós-graduada em Marketing Digital pela IE Business School de Madrid e pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM).
Fui jornalista (Público, Expresso e IOL.pt) e gestora de marketing digital na Exponor - Feira Internacional do Porto durante 10 anos.
Copy e content writer freelancer, especializada em B2B, desde 2013.
Autora do livro 101 Erros de Português que Acabam com a sua Credibilidade (2017) e coautora de Marketing Digital & E-Commerce - Gestão de conteúdos e publicidade online (2018).
Docente universitária:
→ Pós-Graduação em Marketing Digital – Universidade Lusófona
→ Pós-gradução em Marketing Digital e e-Commerce – ISVOUGA
→ Pós-graduação em Digital Content Marketing & Analytics – ISCAP
Formadora na Academia APAN - Associação Portuguesa de Anunciantes.
― Pedro Monteiro, CEO, Retrotagram
“Copy is a direct conversation with the consumer”. Li esta frase da publicitária norte-americana, Shirley Polykoff, quando comecei a estudar copywriting e guia-me até hoje.
Acredito que as palavras que escrevo devem servir o cliente ou leitor, informando-o, ajudando-o a decidir e, sobretudo, respeitando-o.
Todos os serviços que ofereço têm como base conhecimentos sólidos e uma ampla experiência profissional.
Além de um background em jornalismo e formação superior em marketing digital, estou sempre a aprender mais para garantir a qualidade do que faço.
Sou freelancer, mas trabalho lado a lado consigo. Interesso-me genuinamente pelo seu projeto e contribuo com o meu melhor trabalho para que seja bem-sucedido.
Cumpro os prazos combinados, sou flexível e comunico de forma transparente e fluida.
Estou sempre à procura de novas formas de simplificar o que é complexo e comunicar ideias com simplicidade e clareza.
A minha escrita é acessível e descomplicada, sem deixar de abraçar o rigor e exatidão que os temas exigem.
→ Escrevo desde 2020 a Bloco de Notas, uma newsletter mensal sobre copywriting e estratégia de comunicação B2B. Pode subscrevê-la aqui.
→ Vivo no Porto. Nasci e cresci nos arredores de Lisboa, vivi em Coimbra quatro anos, onde estudei jornalismo. Contudo, é a Norte que me sinto mais em casa.
→ Gosto de ler, de colecionar livros e de escrever à mão em cadernos bonitos. Perco-me em feiras de velharias, onde compro gramáticas e dicionários antigos só pelo gosto de os folhear e ver como a nossa língua evoluiu.
→ Gosto de gatos. Tenho um jovem laranjinha, muitíssimo irrequieto, que veio desafiar tudo o que eu esperava de um gato. É o Kiko.
→ Ouço muitos podcasts e programas de entrevista e conversa. Encanta-me a palavra falada e, depois de uma primeira experiência com o Podcast, disse ela, hei de voltar a aventurar-me neste formato.
→ Um dos meus prazeres é caminhar junto ao mar e passear na natureza. Gosto de viajar, por cá ou para longe. Nova Iorque, Pequim e Londres são lugares que me trazem boas recordações. Quero conhecer o Camboja e o Vietname.
Um convite para escrever com mais emoção e impacto em B2B.
Na newsletter Bloco de Notas encontra ideias e conselhos práticos sobre copywriting emocional para B2B.
A cada edição, mostro como a emoção pode ser clara, contida e elegante, ao mesmo tempo que está ao serviço da confiança e dos resultados da sua empresa.
✓ Mensal, sai ao dia 15.
✓ Focada em B2B.
✓ Simples e prática.